Na última segunda-feira (20), o Governo do Estado da Bahia reforçou as ações para recuperação das rodovias afetadas pelas chuvas intensas que atingem o estado desde o início de janeiro. A Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou que 19 municípios decretaram situação de emergência: Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe, Floresta Azul, Coaraci, Aurelino Leal, Firmino Alves, Rio Real, Itororó, Itambé, Itapebi, Ubatã, Andorinha, São Domingos, Ribeira do Pombal, Bom Jesus da Lapa, Ibirataia, Cícero Dantas e Baixa Grande.
Desde o dia 10 de janeiro, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou 34 ocorrências em rodovias estaduais devido às fortes chuvas. Deste total, 27 trechos tiveram o tráfego restabelecido, enquanto três permanecem com trânsito em meia pista e outros quatro estão interditados.
Entre os trechos interrompidos estão:
- Acesso vicinal ao povoado de Bela Vista, em Cansanção, onde a água das chuvas invadiu a pista na última quarta-feira (15). A empresa responsável pela pavimentação monitora a situação para iniciar os reparos assim que as condições climáticas melhorarem.
- BA-449, entre Cotegipe e Jupaguá, que teve a pista invadida pelo Riacho Aguapiranga. O Consórcio CONSID será responsável pelas manutenções.
- BA-161, em Muquém do São Francisco, onde o desvio ao lado da ponte sobre o Riacho Alegre foi danificado. O desvio será recomposto e novas pontes devem ser construídas na região.
- BA-225, entre Formosa do Rio Preto e a Comunidade do Peixe, também interditada após alagamentos.
Trechos com tráfego parcial incluem:
- BA-220, entre Igara e Andorinha, onde as chuvas danificaram os dispositivos de drenagem e provocaram erosões.
- BA-263, no acesso a Tremedal, com uma erosão registrada no aterro de uma ponte.
- BA-046, entre Itaberaba e Iaçu, que teve serviços emergenciais realizados para conter erosões.
Além das intervenções nas rodovias, o governo enviou mantimentos e equipamentos às cidades mais afetadas, como Bom Jesus da Lapa, onde há reforço na assistência à saúde e segurança da população. A ação conta também com a colaboração de consórcios intermunicipais de infraestrutura.