Neste sábado, 9 de novembro, o governo da Bahia abriu dois créditos suplementares, um no valor de R$ 191 milhões e outro de R$ 1,071 bilhão, para reforçar a dotação orçamentária de projetos estratégicos. Dentre os recursos liberados, R$ 44 milhões e R$ 230 milhões foram alocados especificamente para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), medida coordenada pela Assessoria de Planejamento e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Os créditos suplementares autorizados têm como base a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Estes recursos são realocados conforme critérios que especificam os tipos de despesas elegíveis para redirecionamento dentro do orçamento.
As obras para o VLT de Salvador devem começar oficialmente em janeiro de 2025, mas há movimentações para antecipar o cronograma para dezembro de 2024, com início dos trabalhos de terraplanagem e sondagem. As intervenções se concentrarão nos trechos Calçada-Ilha de São João e Paripe-Águas Claras, considerados prioritários e situados no Subúrbio Ferroviário, uma área sem transporte ferroviário desde 2021.
A expectativa é que o novo modal atenda a população do Subúrbio Ferroviário a partir de junho de 2027, enquanto o terceiro trecho, entre Águas Claras e Piatã, deve ser concluído em agosto de 2028.