O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (08) um pacote com mais de 20 ações para o mês da Mulher, visando combater a violência contra mulheres e promover direitos femininos. O anúncio foi feito por meio da conta oficial do presidente no Twitter.
O lançamento oficial do pacote ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e representantes de outros 19 ministérios. Uma das medidas de destaque é o Projeto de Lei que será enviado ao Congresso Nacional para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.
Outra ação relevante é a reconstrução da Central de Atendimento à Mulher – o Ligue 180, que é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia. O objetivo é fortalecer o combate à violência de gênero e possibilitar o registro de denúncias contra qualquer tipo de violência.
Além disso, o dia 14 de março, data do assassinato da vereadora Marielle Franco, será transformado em uma data focada no enfrentamento à violência política de gênero e de raça.
O pacote de ações foi pensado por 19 ministérios, além do Banco do Brasil, CAIXA e BNDES, com o objetivo de fortalecer a luta pelos direitos das mulheres e combater a violência de gênero no país.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também fez um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão nesta terça-feira (07), destacando a importância de enfrentar os muitos desafios que as mulheres enfrentam atualmente. Segundo a ministra, é inaceitável que o país registre um feminicídio a cada sete horas e um estupro a cada dez minutos.
Com ações abrangentes e impactantes, o governo federal busca promover a igualdade de gênero e proteger as mulheres brasileiras.