O Governo Lula (PT) está planejando uma força-tarefa para incluir potenciais beneficiários do Bolsa Família em terras yanomamis, em Roraima. A iniciativa faz parte dos esforços do Governo Federal para garantir assistência aos povos indígenas do território yanomami, que foram flagrados em situação degradante em janeiro deste ano.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o benefício do Bolsa Família já alcança 620.856 indígenas em todo o país, incluindo 6.545 yanomamis, que representam 1.316 famílias. Apenas neste mês de março, dez novas famílias yanomamis foram incluídas no programa.
No entanto, a inclusão dos yanomamis no Bolsa Família exige uma força-tarefa bem preparada, já que muitas áreas habitadas só são acessíveis por helicóptero ou por longas caminhadas, além da necessidade de tradutores em muitos casos.
O atual mandatário culpou o governo anterior e o garimpo ilegal pela devastação dos recursos naturais e pela desnutrição grave dos índios yanomamis. Segundo ele, a invasão de 20 mil garimpeiros ilegais incentivada pelo ex-presidente foi a principal causa do genocídio, já que os garimpeiros envenenam os rios com mercúrio, causando destruição e morte.