Governo Lula não apoiará PL do ab0rto, afirma ministro

Alexandre Padilha afirma que o governo Lula não apoiará o PL que equipara ab0rto a h0micídio, mantendo a atual legislação.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não apoiará o Projeto de Lei que equipara o aborto após 22 semanas a homicídio. A declaração foi feita pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (14).

“O governo do presidente Lula, atendendo a solicitações de lideranças religiosas e parte da sociedade, sempre deixou claro que não tomará nenhuma iniciativa para alterar a legislação atual do aborto no país. Jamais realizaríamos qualquer ação para modificar as leis sobre a interrupção da gravidez,” afirmou Padilha.

Nesta semana, as discussões em torno do PL do aborto se intensificaram. Na quinta-feira (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, aprovou em tempo recorde o regime de urgência para a tramitação da proposta.

Diante das negativas em relação ao PL, a expectativa é que o texto seja avaliado em julho. “Não contem com o governo para mudar a legislação de aborto no país, especialmente para um projeto que impõe à mulher estuprada uma pena duas vezes maior que a do estuprador. Não contem com o governo para essa barbaridade,” acrescentou o ministro.