Governo não retomará o horário de verão em 2024, diz ministro

Ministério de Minas e Energia confirma que o governo não retomará o horário de verão em 2024, apesar da recomendação do ONS.

Foto: Ricardo Botelho/MME

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou nesta quarta-feira (16) que o governo federal não adotará o horário de verão em 2024. Após meses de análise, o ministério concluiu que a medida não é necessária para este verão, embora o tema possa ser reconsiderado no ano seguinte.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) havia sugerido a retomada do horário de verão, apontando que a mudança no horário dos relógios ajudaria a reduzir a demanda energética nos horários de pico, especialmente entre 18h e 20h. Segundo o ONS, isso poderia gerar uma economia de até R$ 400 milhões entre os meses de outubro e fevereiro.

A proposta do ONS recebeu apoio de setores como comércio, turismo e lazer, que esperavam uma maior movimentação econômica com a alteração do horário. Entretanto, áreas como o transporte aéreo e a indústria se opuseram à medida, alegando dificuldades na adaptação logística e operacional. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) destacou que seriam necessários pelo menos seis meses para ajustar voos e conexões.