Guedes contesta números de desemprego e diz que IBGE está na ‘idade da pedra lascada’ 

Paulo Guedes -Créditos: Redes sociais

Durante um evento no Rio nesta sexta-feira (30), O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vive na “idade da pedra lascada”, ao comentar os resultados do mercado de trabalho divulgados pela manhã.

“Nós criamos 300 mil empregos em junho (com base nos dados do Caged). Desde que a Covid nos atingiu, já criamos 2,5 milhões de novos empregos. A Pnad do IBGE está muito atrasada metodologicamente, pesquisa feita por telefone… É muito superior a metodologia do Caged, ela vem direto das empresas. Nós vamos ter inclusive que rever, acelerar os procedimentos do IBGE porque ele ainda está na idade da pedra lascada, baseada ainda em métodos que não são os mais eficientes. (Com o Caged), nós temos informações direto das empresas.”, disse o ministro.

O IBGE divulgou hoje dados que mostraram que a taxa de desemprego nacional foi de 14,6% no trimestre móvel encerrado em maio, o que representa um contingente de 14,8 milhões de desocupados. A taxa ficou ligeiramente abaixo da registrada no trimestre móvel encerrado no mês anterior, que estava em 14,7%.