Guedes diz que Brasil pode ter ‘upgrade’ na nota de crédito em menos de 2 anos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (12) que o Brasil pode obter melhora na nota de crédito atribuída por agências de classificação de risco em menos de 2 anos.

Nesta quarta-feira (11), a agência de risco Standard & Poor’s revisou de estável para positiva a perspectiva da nota de crédito do país, hoje em grau especulativo. A empresa afirmou que pode atualizar o rating do Brasil em 2 anos se houver avanço na agenda reformista.

Estamos a caminho do upgrade. Isso, normalmente, leva 2 anos, mas acho até que vamos conseguir antecipar se mantivermos o ritmo de reformas”, disse o ministro, depois de 1 almoço com deputados, em Brasília.

Na avaliação de Guedes, as reformas econômicas encampadas pelo governo geraram 1 ritmo positivo na economia, permitindo a melhora dos indicadores econômicos.

Estamos implementando as reformas, temos o menor deficit [nas contas] dos últimos 5 ou 6 anos, a taxa de juros está desabando”, disse ele. “A S&P está percebendo a efetividade das reformas”, completou.

O Brasil ainda precisa subir 6 notas para obter o grau de investimento, perdido em 2015: BB, BB+, BBB-, BBB, BBB+ e A-.

As declarações de Guedes foram dadas após almoço com integrantes da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, no restaurante Rubaiyat, em Brasília. Participaram do encontro os deputados Vitor Lippi (PSDB-SP), Angela Amin (PP-SC), Alexis Fonteyne (Novo-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Evair de Melo (PP-ES), Vinicius Poit (Novo-SP), Darcísio Perondi (MDB-RS), Coronel Armando (PSL-SC), e os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Esperidião Amin (PP-SC).