Guerra Rússia x Ucrânia: preço da gasolina vai disparar? Veja consequências

Preço da gasolina vai aumentar com guerra -Créditos: Redes sociais

Talvez você pense que a Guerra Rússia x Ucrânia seja apenas um conflito distante no Leste Europeu, o que faz com que suas preocupações cotidianas superem qualquer temor pelo confronto bélico. De fato, é um ponto de vista válido. Porém, sentimos muito em dizer que o problema não está tão distante do Brasil como você pensa.

Isso mesmo! A batalha entre os países não trará prejuízos somente por vidas perdidas e cidades arruinadas. Ela pode afetar diretamente seu poder de compra em solo tupiniquim, encarecendo produtos que fazem parte do seu dia a dia, como alimentos e até mesmo a gasolina.

Como a guerra Rússia x Ucrânia afeta o preço da gasolina?

Poucos assuntos têm tirado o sono da população brasileira quanto o preço da gasolina. E se já está difícil encher o tanque do seu veículo, prepare-se: vai ficar ainda mais complicado, já que a tendência é de elevação do valor pago no barril de petróleo.

Nesta quinta-feira (24), logo após o anúncio da invasão militar na Rússia, o preço do barril do petróleo ultrapassou os US$ 100 pela primeira vez em mais de sete anos.

O motivo para tal elevação é que a Rússia é um dos países com maior capacidade de produção de petróleo do planeta. Cerca de 44% do gás importado pela União Europeia vem da Rússia, assim como 25% do petróleo.

Com o conflito, o mercado do produto fica mais escasso, sendo necessária a procura em outras partes do planeta. Consequentemente, aumenta o valor do combustível.

Não bastasse isso, as sanções prometidas pelos EUA e pela União Europeia também podem pressionar o valor, direta e indiretamente.

Dólar em alta, gasolina também!

Você se lembra quando explicamos que o dólar em alta impacta diretamente o preço da gasolina? Pois bem, quando temos um conflito bélico como o entre Rússia e Ucrânia, há maior temor no mercado, impactando diretamente no preço do dólar.

Como o preço do combustível no Brasil é dolarizado e acompanha a política de preços internacional, você certamente pagará mais para abastecer seu veículo.