O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que a proposta de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil pode não ser implementada este ano. Segundo ele, ainda há tarefas inacabadas, como a revisão de gastos públicos, que atrasam o processo. Haddad ressaltou que o governo enfrenta um calendário apertado e há questões a serem resolvidas pelo Ministério do Planejamento.
O ministro também comentou que, apesar de algumas propostas estarem na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nenhuma é definitiva. Ele garantiu que a equipe econômica está “levantando todas as alternativas técnicas possíveis” para a elaboração da proposta final, mas o processo não será rápido. A Receita Federal ainda está coletando dados no exterior para alinhar o projeto às boas práticas internacionais.
Por fim, Haddad destacou que a proposta precisa equilibrar os ajustes fiscais necessários com as melhores práticas internacionais. O objetivo é evitar comprometer os investimentos e não cometer injustiças. “Temos que buscar o ajuste fiscal e nos aproximar das boas práticas internacionais”, concluiu.