Hemoba de Paulo Afonso convoca doadores e divulga horário de funcionamento

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do estado da Bahia (Hemoba), unidade de Paulo Afonso, informa que as doações de sangue e testes de compatibilidade de medula óssea, estão de volta. 

Os interessados em doar devem seguir algumas recomendações. Antes, a pessoa precisa vir alimentada e portar documento oficial com foto. Ter mais de 50 kg, estar descansado e em boas condições no dia da doação. Adolescentes entre 16 e 18 anos, devem ir acompanhados de um resposnável. Após a doação: Não se deve fumar por 2 horas, manter o curativo no braço por 4 horas. Evitar esforço físico por 12h e não consumir bebida alcoólica. 

"Doar é um ato de amor e salva uma vida. Aconselho as pessoas a virem e fazer essa mesma coisa que faço há mais de 25 anos", afirma o Encanador Industrial, José Carlos Santos. 

O Hemoba conta com um corpo técnico responsável por atender as demandas da população. A unidade informa que até o dia 17 desse mês, as coletas estão sendo realizadas terças, quintas e sextas. A partir do dia 18, atendimento de segunda a sexta, a partir das 7h30. 

"Aqui, no Hemoba, existe uma classificação de requesitos de doadores. Para isso, é preciso que a pessoa esteja saudável. É feito um cadastro, para isso é preciso de documento oficial com foto. Depois é realizada uma triagem inicial, depois passa para a coleta  do sangue. Para isso precisamos de toda a população. Venham, o Hemoba está de abraços abertos", enfatiza a funcionária do Hemoba, Leila Barros. 

O Hemoba fica situado à Rua das Caraibeiras, em frente ao Fórum Adauto Pereira, no Bairro General Dutra. 

Assista  a reportagem feita pela equipe da TV Chico Sabe Tudo: