O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, passou por duas cirurgias bem-sucedidas nesta sexta-feira (29) na unidade de Brasília do hospital Sírio-Libanês.
A primeira operação foi uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo. Segundo os médicos responsáveis, o procedimento não apresentou intercorrências. A cirurgia começou por volta do meio-dia e terminou às 13h13.
Em seguida, Lula foi submetido a um segundo procedimento para correção da pálpebra, já previamente agendado. Essa cirurgia foi realizada entre as 15h e as 16h. Lula respondeu bem à anestesia geral, possibilitando a realização do segundo procedimento.
Segundo Roberto Kalil, médico pessoal de Lula, o paciente já está acordado e conversando. Ele será encaminhado direto para o quarto, sem a necessidade de passar pela UTI. O presidente deve ter alta hospitalar entre segunda-feira (2) e terça-feira (3).
Recuperação e pós-operatório
A equipe médica revelou que Lula já apresenta forças nos membros inferiores e deverá iniciar exercícios físicos “o mais rápido possível”, utilizando inicialmente um andador durante a recuperação.
Lula vinha sentindo dores devido ao problema no quadril, que devem ser aliviadas nas próximas semanas. Ele trabalhará da residência oficial do Palácio da Alvorada por pelo menos três semanas e não deverá realizar viagens por quatro a seis semanas.
O presidente planeja retomar sua agenda internacional no final de novembro, participando da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP) nos Emirados Árabes.