O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a possibilidade de anistia para os presos dos atos de 8 de Janeiro será discutida “nos próximos dias” com os líderes da Casa. Ele destacou que a questão será tratada de forma imparcial, mas ressaltou que o foco principal deve ser pautas que beneficiem diretamente a população.
Motta afirmou que a anistia é um tema que divide os parlamentares, com o PL defendendo sua votação e a esquerda, principalmente o PT, se opondo ao debate. Ele enfatizou que a decisão sobre a pauta será tomada em conjunto com os líderes partidários, priorizando assuntos que impactem diretamente os cidadãos.
O parlamentar também frisou que pautas ideológicas não fazem parte das prioridades do momento, pois podem gerar divisões e desviar o foco de questões essenciais. Nesta segunda-feira (3), Motta participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-PB), e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para alinhar a agenda legislativa e discutir prioridades do governo.