ICMS do diesel vai variar de R$ 0,50 a R$ 1 por litro. Veja quanto seu estado vai cobrar

ICMS do diesel vai variar de R$ 0,50 a R$ 1 por litro -Créditos: Redes sociais

Os estados decidiram nesta quinta-feira (23) estabelecer uma cobrança de R$ 1,006 de ICMS por litro do óleo diesel. Por outro lado, os secretários de Fazenda dos estados também autorizaram um “desconto” sobre esse valor. Com isso, o ICMS vai variar entre cerca de R$ 0,50 por litro e R$ 1.

Esses valores valerão por, pelo menos, 12 meses. Assim, na prática, cada estado terá um valor diferente do ICMS sobre o diesel. A mudança é resultado de uma lei aprovada neste mês pelo Congresso Nacional.

Antes da nova lei, os estados definiam um percentual que incidia sobre o preço, não um valor fixo. Por isso, quando o valor do combustível subia, a arrecadação do estado também aumentava. Hoje, o imposto federal já é cobrado sobre o litro do combustível — e não sobre o preço.

A lei só exige a mudança rapidamente para o óleo diesel. Portanto, para a gasolina, por enquanto, nada muda.

A lei determinou a criação de uma alíquota única com o objetivo de reduzir os preços dos combustíveis. Os estados fixaram uma alíquota única, mas permitiram “descontos”. Com isso, para o consumidor, nada muda na bomba.

Veja o valor do ICMS sobre o litro de óleo diesel em cada estado:

  • Acre: R$ 1,006
  • Alagoas: R$ 0,8868
  • Amazonas: R$ 0,9157
  • Amapá : R$ 0,8679
  • Bahia: R$ 0,983
  • Ceará: R$ 0,9267
  • Distrito Federal: R$ 0,7297
  • Espírito Santo: R$ 0,5563
  • Goiás: R$ 0,8086
  • Maranhão: R$ 0,8581
  • Minas Gerais: R$ 0,7158
  • Mato Grosso do Sul: R$ 0,5091
  • Mato Grosso: R$ 0,8625
  • Pará: R$ 0,8602
  • Paraíba: R$ 0,9034
  • Pernambuco: R$ 0,753
  • Piauí: R$ 0,8784
  • Paraná : R$ 0,5304
  • Rio de Janeiro: R$ 0,5951
  • Rio Grande do Norte: R$ 0,9238
  • Rondônia: R$ 0,8864
  • Roraima: R$ 0,8864
  • Rio Grande do Sul: R$ 0,5815
  • Santa Catarina: R$ 0,5544
  • Sergipe: R$ 0,9115
  • São Paulo: R$ 0,6618
  • Tocantins: R$ 0,648

Os valores se referem ao diesel do tipo S10, o mais usado nas frotas.

TAGS: