A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia concluiu neste sábado (25) que o idos de 72 anos que testou positivo para Covid-19 nesta sexta-feira (24) não foi infectado no município.
A conclusão se deu depois dos testes rápidos realizados com familiares próximos do paciente e com profissionais de saúde que o atenderam quando deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada na cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram testadas 18 pessoas, cujos resultados deram negativos. Além disso, também foi feito um levantamento sobre a rotina do idoso antes de ser testado positivo para a doença. Ele não tinha histórico de viagem para fora do município.
Conforme o que foi apurado, no último dia 15 deste mês o paciente deu entrada na UPA, com quadro de infarto. Sem sintomas que indicassem o novo coronavírus, ele foi transferido no dia seguinte para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
Depois de cinco dias na referida unidade de saúde, o delmirense apresentou sintomas suspeitos de Covid-19, com isso foi realizado um exame laboratorial, cujo resultado saiu nesta sexta-feira, confirmando a infecção dele pelo novo coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde está convicta de que o paciente não se infectou em Delmiro Gouveia, embora ainda aguarde o resultado de exames laboratoriais feitos com familiares do paciente e profissionais de saúde que o atenderam. Enquanto isso, todos foram orientados a permanecerem em quarentena.
O paciente continua internado no HGE, com estado de saúde considerado estável.