As eleições municipais de 2024 em Ilhéus, sul da Bahia, contarão com cinco candidatos à prefeitura e 383 concorrentes para a Câmara Municipal. As informações foram atualizadas nesta segunda-feira (16) pelo Bahia Notícias, com dados do DivulgaCand, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os candidatos homologados para a prefeitura incluem Adélia Pinheiro (PT), Bento Lima (PSD), Valderico Júnior (União Brasil) e Coronel Resende (PL). A disputa mais acirrada será entre o PT e o PSD, que, embora aliados em nível estadual, competem pela prefeitura de Ilhéus.
O atual prefeito, Mário Alexandre (Marão), do PSD, indicou Bento Lima como seu sucessor, com apoio do senador Otto Alencar. O PT, por sua vez, lançou Adélia Pinheiro, ex-secretária de Educação, com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues. Marão busca manter o controle do município sob seu partido, o que contradiz a proposta de união do PT em torno da candidatura de Adélia.
Antigas Candidaturas
Em abril, o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) expressou descontentamento com o prefeito, após um acordo não cumprido. Jabes Ribeiro, ex-prefeito, foi cogitado como candidato da oposição, mas Valderico Júnior, que ficou em segundo lugar em 2020, ganhou destaque.
Carlos Augusto Cardoso da Silva, conhecido como Augustão, trocou o PT pelo PDT, mas não conseguiu se candidatar e agora é vice na chapa de Adélia. Jerbson Moraes (Solidariedade), ex-presidente da Câmara, também se afastou do grupo do prefeito e se uniu à oposição. Wanessa Gedeon (Novo), que estava inapta, agora é a vice de Valderico Júnior.