O prefeito eleito de Paulo Afonso, o médico Luiz de Deus (PSD), ainda não anunciou o início do processo de transição, com o objetivo de conhecer a estrutura (contratos, convênios, finanças, pessoal, obras em andamento etc.) da Prefeitura, que irá administrar a partir de 01 de janeiro de 2017.
Quem tem que tomar a iniciativa é o eleito, mas até parece que o atual prefeito está mais interessado nessa questão do que o futuro gestor. Anilton Bastos Pereira (PDT) saiu na frente e, definiu e nomeou, através do decreto a equipe da atual gestão que ficará encarregada de repassar informações e documentos aos técnicos indicados pelo futuro prefeito. O anúncio da composição da equipe de transição do prefeito eleito também já foi definida.
Além do vice-prefeito eleito Flávio Henrique Magalhães Lima, fazem parte da equipe de transição do prefeito eleito, Valdenor Alves, Ana Patrícia Alcântara, Marcelo de Santana Souza e Kleylson Barbosa de Siqueira. A comissão será presidida pelo engenheiro Luiz Humberto Barreto Faria. As reuniões entre as equipes não foram iniciadas, porque nenhuma das assessorias repassaram informações nesse sentido à Imprensa.