O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty, divulgou um alerta consular destinado aos cidadãos brasileiros que se encontram na Venezuela. A medida foi tomada após a reeleição de Nicolás Maduro, ocorrida no último domingo (28). Desde então, manifestações têm ocorrido em Caracas, com opositores exigindo a divulgação dos resultados das contagens de votos.
No comunicado, o Itamaraty recomenda que os brasileiros, sejam eles residentes, em trânsito ou com viagens programadas para o país, fiquem atentos à segurança nas regiões onde se encontram e evitem multidões. A Embaixada do Brasil em Caracas segue monitorando a situação e disponibiliza um plantão consular para emergências, que pode ser contatado pelo número +58 414-3723337, incluindo WhatsApp.
Além disso, espera-se que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela torne públicas todas as atas referentes aos resultados das eleições, permitindo que sejam verificadas tanto as atas mantidas pelo conselho quanto aquelas que foram entregues durante a votação a fiscais da oposição e a observadores.
Após a reeleição de Maduro, diplomatas de países que questionaram o resultado das eleições foram expulsos do território venezuelano, incluindo representantes de Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai.