A deputada Ivana Bastou (PSD) anunciou que desistirá de concorrer à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), optando por apoiar a reeleição de Adolfo Menezes (PSD). Na manhã de terça-feira, 22, Ivana insistiu que pretende concorrer à primeira vice-presidência nas eleições agendadas para fevereiro de 2025.
“Tinha colocado meu nome para análise. Contudo, ao saber da candidatura de Adolfo, retiro meu nome e voto nele, me dispondo a concorrer apenas à primeira vice-presidência. O apoio a Adolfo é justificado por sua lealdade ao meu partido e à sua dignidade enquanto presidente da casa”, afirmou a deputada.
Adolfo é visto como favorito para essa nova eleição, mas sua reeleição pode ser contestada judicialmente, de acordo com uma possível decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que limita a reeleição de presidentes durante uma mesma legislatura. Se sua reeleição for invalidada, o primeiro vice assume o cargo, e novas eleições devem ser convocadas em até 30 dias.
O aumento da disputa pela vice-presidência está atrelado à perspectiva de que um presidente interino possa se tornar favorito para o cargo durante o biênio. Apesar de não declarar abertamente sua candidatura, Adolfo recebeu previamente apoio de outros parlamentares como Ricardo Rodrigues (PSD), Raimundinho da JR (PL) e Zó do Sertão (PCdoB).
Na segunda-feira, 21, Cláudia Oliveira (PSD) também se manifestou favoravelmente à recondução de Adolfo, somando-se a deputados como Roberto Carlos (PV), Fabíola Mansur (PSB), entre outros, que têm apoiado a reeleição do atual presidente, sinalizando um alinhamento crescente em torno de sua candidatura.