Enquanto as articulações para escolher os novos presidentes do Senado e da Câmara esquentavam Brasília, Jair Bolsonaro divulgou um vídeo em que aparece enxugando lágrimas ao receber uma dupla de músicos em seu quarto do Hospital Albert Einstein.
A cantora identificada como Márcia executa o hit romântico “Evidências”, imortalizado pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. A letra de Paulo Sérgio Valle e José Augusto tem trechos que remetem aos desencontros políticos, principalmente em época de acordos que precedem votações secretas como as desta sexta no Congresso.
“Eu tenho medo de te dar meu coração e confessar que eu estou em suas mãos” é um verso que poderia satirizar a situação de Flávio Bolsonaro em relação a Renan Calheiros. Investigado no Rio, o filho do presidente suspendeu as críticas ao senador alagoano (odiado pela militância bolsonarista) porque sabe que pode precisar dele caso Renan seja eleito.
Vista aos olhos das articulações congressuais, a canção de amor parece uma coleção de práticas tradicionais no grande teatro da política, em versos como “Quando eu digo que não quero mais você / É porque eu te quero” ou “Eu me afasto e me defendo de você / Mas depois me entrego”.
Ou resume bem também os hábitos que precisam ser exercidos por políticos investigados, especialistas em “negar as aparências” e “disfarçar as evidências”.
Veja a composição de Paulo Sérgio Valle e José Augusto:
Quando eu digo que deixei de te amar
É porque eu te amo
Quando eu digo que não quero mais você
É porque eu te quero
Eu tenho medo de te dar meu coração
E confessar que eu estou em tuas mãos
Mas não posso imaginar
O que vai ser de mim
Se eu te perder um dia
Eu me afasto e me defendo de você
Mas depois me entrego
Faço tipo, falo coisas que eu não sou
Mas depois eu nego
Mas a verdade
É que eu sou louco por você
E tenho medo de pensar em te perder
Eu preciso aceitar que não dá mais
Pra separar as nossas vidas