O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será internado na próxima segunda-feira (11) no Hospital Vila Nova Star, localizado na cidade de São Paulo, para a realização de duas cirurgias médicas. Os procedimentos visam tratar distúrbios digestivos que o ex-mandatário enfrenta.
Segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, as cirurgias a serem realizadas focam na correção das alças intestinais e de hérnia de hiato. Além desses, Bolsonaro optou por realizar uma terceira intervenção para correção de desvio de septo.
Fabio Wajngarten, assessor de Bolsonaro, utilizou as redes sociais para esclarecer que os sintomas e necessidade de exames surgiram como consequência do atentado sofrido pelo ex-presidente em 2018. No entanto, médicos especialistas entrevistados pela Folha afirmam que apenas a cirurgia relacionada às alças intestinais tem provável relação com o ataque.
As alças intestinais são partes móveis do sistema digestivo que, quando submetidas a cirurgias anteriores ou traumas, podem desenvolver aderências a outros órgãos ou tecidos. Estas aderências interferem no trânsito adequado de fezes, podendo resultar em obstruções e outros sintomas incômodos.