O Hospital de Itaberaba, que esteve no centro de uma controvérsia durante a campanha eleitoral para o Governo do Estado, teve o seu anúncio publicado no Diário Oficial (DOE) e poderá ser reaberto após mais de 15 anos de conflito.
O Governo investirá R$ 30 milhões em reformas, ampliação e equipamentos, com 10 leitos a mais de UTI adulto. Aproximadamente 90% dos recursos aplicados foram oriundos do Governo Estadual, enquanto 10% foram da Câmara municipal.
Além da reforma e expansão, o Governo do Estado enviou equipamentos de ponta, como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia.
Na campanha, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), disse que o governo chantageou o município ao ‘segurar’ a obra do Hospital.
“Na época da inauguração, antes do conflito entre o PP e o PT, havia uma força-tarefa para inaugurar o hospital. Depois disso, a gente viu o ritmo diminuir”, afirmou o prefeito na ocasião.
A reforma foi financiada pelo tesouro estadual, pelo município e por emendas do ex-deputado federal Cacá Leão (PP), que foi candidato ao senado no grupo de ACM Neto (União Brasil). A reabertura estava programada para o dia 26 de março do ano passado, aniversário da cidade. Poucos dias antes, no dia 14 de março, ocorreu o anúncio do fim do PP com a base do governo Rui Costa (PT)
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) explica que a unidade agora tem assistência estatal.
“Os 70 leitos da unidade, sendo 10 de UTI, são fundamentais para o fortalecimento da rede assistencial do SUS na região da Chapada Diamantina. A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia”, evidenciou o governador.
A unidade também contará com leitos de saúde mental, ofertando atendimento ambulatorial com consultas especializadas, cirurgias, diagnósticos e terapias.
Rui Costa ataca ACM Neto e prefeito de Itaberaba durante discurso pic.twitter.com/qiKDycjKfX
— BNews (@bnews_oficial) September 23, 2022