Jerônimo defende parceria federal para acesso ao BPC por autistas

Governador Jerônimo pede ao governo federal agilizar acesso ao BPC para autistas, defendendo cadastro unificado.

BPC

O governador Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), destacou neste sábado, 6, a importância de simplificar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele enfatizou que a responsabilidade de tornar esse processo menos complicado recai sobre o governo federal, salientando a necessidade de uma colaboração mais estreita entre o Ministério da Previdência, os estados e os municípios.

Jerônimo explicou que alguns serviços governamentais dependem diretamente de ações federais, propondo um modelo de registro unificado. “Uma pessoa não deveria precisar fazer inúmeros cadastros. Idealmente, um único registro, como o realizado para o Bolsa Família, deveria ser suficiente para abranger as necessidades municipais, estaduais e federais. Essa é a visão”, disse o governador.

Além disso, o governador destacou a flexibilidade e a intersecção do BPC com diferentes áreas, como Serviço Social, Educação, Saúde e Esportes. Ele citou que diversos setores, incluindo secretarias de Educação e Saúde, já fazem uso de um sistema de cadastro unificado, que poderia ser ampliado para beneficiar ainda mais as pessoas com deficiências e com TEA.

“Nossa intenção é observar e contribuir para o que o governo federal está fazendo, melhorando e ampliando o uso do cadastro. Dessa forma, podemos alcançar as pessoas que têm algum grau de deficiência ou autismo, facilitando o acesso delas a serviços essenciais”, concluiu Jerônimo Rodrigues.