Na tarde da última sexta-feira (3), durante um encontro com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), divulgou um novo cronograma de pagamentos dos precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef).
Os 65.939 trabalhadores que têm contas no Banco do Brasil vão receber o dinheiro na segunda-feira (6), de acordo com o plano do Governo do Estado, e já poderão visualizar o valor na conta a partir deste sábado (4).
Os beneficiários correntistas de outros bancos, totalizando 7.317 pessoas, receberão o pagamento na próxima terça-feira (7). A lista atualizada de beneficiários dos precatórios do Fundef está publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (3). Em 2022, o Estado pagou a 71.489 funcionários e ex-funcionários pouco mais de R$ 1,1 bilhão, o que corresponde a 90% dos valores a serem pagos.
O montante de R$ 113 milhões ainda não foi liberado porque está sendo reservado para cobrir possíveis ajustes nos dados, de acordo com o decreto 21.629, de setembro de 2022, que também estabelece como os recursos devem ser repartidos.
Os valores são um saldo que o grupo deve ao Estado, porque a União não repassou integralmente as verbas do Fundef para os estados e municípios, entre 1998 e 2006.