O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quinta-feira (27) que as recentes mudanças na cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) visam fortalecer o combate às facções criminosas no estado.
É claro que a cúpula toda trocada tem uma estratégia, tem a ideia do fortalecimento, nesse momento aqui a oxigenação é o fortalecimento da presença das nossas estratégias. Nós não vamos baixar a guarda, vamos continuar aperfeiçoando, melhorando o enfrentamento contra o crime organizado. E nós haveremos de colher bons frutos”, disse Jerônimo.
A declaração ocorreu durante a entrega de 64 novas viaturas à Polícia Militar e a inauguração da reforma da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), localizada no bairro do IAPI, em Salvador. O investimento foi de R$ 4 milhões do Governo da Bahia.
Jerônimo justificou que a troca de comando na SSP representa uma oxigenação estratégica, com foco na ampliação das ações de enfrentamento ao crime organizado. A Bahia lidera o ranking nacional de facções criminosas, com 21 grupos identificados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), quase o dobro de Minas Gerais, o segundo colocado.
O governador também destacou a integração entre forças estaduais e federais, além de parcerias com o Ministério Público, Defensoria Pública e prefeituras municipais. Segundo ele, os investimentos envolvem infraestrutura, inteligência, recursos humanos e programas de base social.
Nós entregamos mais bases, armamentos, capacitação, criamos um programa de base social, de aproximação entre a segurança pública, em todos os seus conjuntos, e o Ministério Público, Defensoria e Assembleia Legislativa. Então, os investimentos físicos, de inteligência, de pessoal, de recurso humano, se juntam à articulação de forças do governo federal e das prefeituras municipais. Cada município que eu recebo, a gente trata de segurança pública”, detalhou o governador.
A nova sede da 37ª CIPM deve beneficiar moradores dos bairros da Liberdade, Curuzu, IAPI, Baixa de Quintas, Caixa d’Água, Cidade Nova, Lapinha, Pau Miúdo, Pero Vaz e Santa Mônica com reforço no policiamento ostensivo e preventivo.