No último sábado (11), o governador Jerônimo Rodrigues esteve ao lado do ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, em última inspeção de dois residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Santo Amaro, no recôncavo baiano, que serão dadas pelo Governo Federal na próxima terça-feira (14).
A construção foi paralisada há 6 anos com o fim do programa habitacional da gestão anterior do Governo Federal. Voltou a ser executada com a reconfiguração do Minha Casa, Minha Vida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os dois condomínios, somando 684 novas unidades habitacionais, serão parte das entregas que ocorrerão na próxima terça-feira em todo o país, sendo este um marco importante para a retomada do programa, que também será reformulado com novas regras. Na data, o mandatário visitará Santo Amaro para a entrega das moradias, denominada Vida Nova, Santo Amaro 1 e Vida Nova Sacramento.
“Eles acabaram com a faixa 1 e a faixa 1 são aquelas pessoas que mais precisam. Então o programa volta trazendo a faixa 1 de volta e esse é o carro chefe do programa. O programa tem as outras faixas, que têm subsídio, mas envolve financiamento”, explicou o ministro da Casa Civil.
O governador Jerônimo Rodrigues, durante a visita, ressaltou o trabalho que o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, tem desempenhado para recuperar obras que estavam praticamente prontas e foram suspensas por seis anos.
“Encontramos uma situação de deterioração de telhado, de vaso sanitário, de vidro. Tem uns que a gente não teve tempo hábil para conseguir resolver. Então nós estamos trabalhando pra em três ou quatro meses entregar obras em situações semelhantes a essa”, relatou.
De acordo com José Trindade, presidente da Conder, que lidera a construção em Santo Amaro, em colaboração com o Governo Federal, foi necessário um esforço conjunto para a finalização do projeto.
“Só aqui foram 684 unidades que nós refizemos toda a parte elétrica, hidráulica, de pintura e recuperação de instalações, de metais, de vasos sanitários, vidros quebrados, estruturas quebradas. E nós estamos entregando, porque entregar casas, é entregar dignidade a pessoas. O presidente Lula tem essa preocupação de cuidar de pessoas”, declarou.
Além disso, foram feitas melhorias no entorno, como a pavimentação asfáltica de 1,7 quilômetros, a construção de calçadas, a recuperação de equipamentos comunitários, quadras e parques infantis, a recuperação de estação de tratamento de esgoto e quadra esportiva e alambrados.
O Governo Estadual ainda está trabalhando para entregar moradias às populações dos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras e Euclides da Cunha.