Com o plano para a pasta da educação delineado, o governo da Bahia, sob o comando de Jerônimo Rodrigues (PT), tem organizado todo o cronograma do ano letivo de 2023. Dessa forma, dentre as inovações para sua gestão, o petista tem como objetivo aumentar o aprendizado dos alunos das escolas estaduais com aulas nos finais de semana.
“Vamos trabalhar durante este ano para criarmos a cultura para escolas abertas no final de semana. O objetivo é ajudar os estudantes a fazer os exercícios dados durante a semana, a poder fazer as atividades de laboratório com práticas. Nem sempre os pais e responsáveis têm tempo para sentar ali e ajudar, e, às vezes, não é nem o tempo, é o conhecimento, os estudos vão evoluindo, não conseguem fazer a revisão e não há condição de ajudar. As escolas abertas no final de semana é para demarcar isso, é para aprendizagem”, afirma.
Em outra oportunidade, o governador do estado ressalta que essa nova cultura pode ajudar em outros problemas sociais, como o combate da fome.
“[Essa medida é também para] botar comida de quem come todos os dias na escola, faz as três refeições às vezes, seja pela manhã ou pela noite. Já é um retrato da escola também contribuindo para o combate à fome. São 1.060 escolas nesse projeto nosso de educação”, conclui.