O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou a queda na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, registrada na pesquisa do instituto Quaest, divulgada nesta segunda-feira (27). Segundo o levantamento, 49% dos eleitores desaprovam a gestão de Lula, enquanto 47% a aprovam. Essa é a primeira vez que a desaprovação supera a aprovação desde o início da série histórica, em fevereiro de 2023.
Jerônimo atribuiu o resultado a fatores herdados da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que Lula está “pagando uma conta”. Nós estamos pagando uma conta, o Lula está pagando uma conta ainda pelas mazelas deixadas pelo governo passado”, afirmou. Ele destacou a reestruturação de ministérios e políticas sociais abandonadas, com foco em áreas como agricultura familiar, combate à fome e direitos humanos. Além disso, mencionou avanços em indicadores econômicos, como taxas de inflação e empregabilidade.
O governador também comentou a saúde de Lula, que tem impactado sua capacidade de viajar e participar de eventos, e sugeriu que isso contribuiu para a redução da popularidade do presidente. Ele citou medidas recentes do governo federal, como a estratégia de redução de preços dos alimentos por meio do estímulo à produção nacional, como essenciais para reaquecer a economia e melhorar a percepção pública.