A Feira Março Mulher, que está acontecendo na Arena Fonte Nova, em Salvador, tem atraído centenas de mulheres em busca de serviços diversos de saúde e cidadania. A ação, que vai até o próximo sábado (11), tem expectativa de realizar mais de 21 mil atendimentos. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que todas as mulheres que aguardam nas filas na feira serão atendidas e que pretende reduzir o número de mulheres reguladas que buscarem o serviço no evento.
Durante a feira, serão oferecidas consultas nas especialidades de mastologia, ginecologia e cirurgia geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnias umbilical, epigástrica e inguinal. Além disso, haverá consultas e exames oftalmológicos, com distribuição de óculos para o público a partir dos sete anos; rastreamento para cirurgia de catarata em mulheres acima de 60 anos, e capsulotomia por Yag Laser.
A Feira Março Mulher também oferece serviços de cidadania, como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. Também será ofertado atendimento de orientação profissional e jurídica, entre outros.
O governador reconheceu que há uma demanda reprimida, mas não irá culpar nenhum prefeito. Ele destacou que buscará parcerias com as prefeituras para que os serviços da feira sejam levados aos municípios do interior da Bahia. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).