O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decretou a suspensão do expediente em repartições públicas do Estado na véspera do São João, 23 de junho, trazendo um alento aos servidores baianos, conforme a edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (13).
A decisão foi tomada após o anúncio feito na semana passada de que não haveria ponto facultativo na sexta-feira (9), um dia após o feriado de Corpus Christi. Vale salientar, entretanto, que a suspensão do expediente não se aplica aos serviços considerados essenciais, como os da área de saúde, segurança pública, proteção e defesa civil.
Compensação de horas
Para balancear a jornada de trabalho, o decreto determina que os servidores devem compensar o dia não trabalhado adicionando uma hora à jornada normal de trabalho em dias úteis antes ou após o dia citado.
Antecipação de salário
Na segunda-feira (12), em coletiva de imprensa, Jerônimo Rodrigues também anunciou a antecipação de 50% do salário dos servidores ativos, inativos, aposentados e pensionistas do Estado para o dia 23 de junho. A medida beneficiará 270 mil pessoas.
A segunda parte dos vencimentos será quitada no último dia útil do mês, dia 30, de acordo com a tabela de pagamento divulgada em fevereiro deste ano por meio de portaria conjunta pelas secretarias da Administração e da Fazenda.