Jerônimo Rodrigues destaca Bahia como líder em energias limpas no encerramento do G20

Governador Jerônimo Rodrigues ressalta liderança da Bahia em energias limpas e elogia realização da COP no Brasil.

Foto: Joilson César / BNEWS

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), marcou presença no encerramento do Grupo de Trabalho da Cultura do G20 Brasil nesta sexta-feira (8), realizado no Centro de Convenções, em Salvador. O evento reuniu autoridades de mais de 120 países e organizações internacionais para debater temas estratégicos, como Diversidade Cultural, Inclusão Social, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável.

Jerônimo destacou a importância da Bahia no cenário de energias limpas, mencionando que o estado lidera a produção de energia eólica e solar no Brasil, com planos para incorporar também o hidrogênio verde. “A Bahia hoje está à frente da produção de energia eólica, solar e, em breve, hidrogênio verde”, afirmou. Ele também enfatizou a relevância do documento final, a “Carta Bahia”, que contribuirá para as discussões que ocorrerão em breve no Rio de Janeiro.

Além disso, o governador elogiou a realização da Conferência do Clima (COP) em Belém, prevista para 2025. Para Jerônimo, trazer um evento dessa magnitude para o Brasil demonstra a visão do presidente Lula em destacar a importância da Amazônia. Ele também mencionou o recente reconhecimento da redução do desmatamento no cerrado baiano, atribuído à parceria entre o governo estadual, federal e o setor agropecuário.