Na tarde desta segunda-feira, 25, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recebeu Carlos Galmarini, o novo diretor de relações governamentais da Ford na América do Sul, em uma reunião no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Durante o encontro, foram discutidos os planos da montadora para o Centro de Engenharia da Ford Brasil, localizado no Cimatec Park, em Camaçari. O governador expressou sua satisfação em ter a equipe de desenvolvimento da Ford na Bahia, ressaltando que, em 2023, a empresa gerou meio bilhão de reais em exportação de tecnologia e emprega mais de duas mil pessoas em parceria com o Cimatec.
Carlos Galmarini destacou a importância do centro de engenharia brasileiro, que atualmente é responsável por 85% dos produtos da Ford no mundo e um terço das tecnologias utilizadas nos veículos da marca. Ele também anunciou investimentos na construção de um novo prédio para expansão das operações da Ford em Camaçari, que terá laboratórios de desenvolvimento e áreas de treinamento, com entrega prevista para 2026.
Apesar do fechamento de sua montadora no Brasil em 2021, a Ford mantém sua sede em Camaçari e um hub de inovação em Salvador, além de um Centro de Testes em Tatuí, São Paulo, um dos maiores da América Latina para desenvolvimento de veículos.