No último sábado (7), a cidade de Itaparica, situada na ilha de mesmo nome, na Região Metropolitana de Salvador, comemorou o bicentenário da batalha que foi crucial para a Independência do Brasil na Bahia, em 1823.
A solenidade cívica se realizou na frente do Forte de São Lourenço, que, no passado, abrigou batalhas contra os invasores vindos de Portugal. Os tributos continuaram na capela de Nossa Senhora da Piedade, protetora de Itaparica.
O grupo cultural Caboclos de Itaparica caminhou pelas ruas de pedra para homenagear os habitantes da cidade, que se sobressaíram na Batalha de Itaparica, em 7 de janeiro de 1823. Maria Felipa, pescadora, escrava liberta e marisqueira, é um dos personagens históricos dos embates em Itaparica e tem seu nome registrado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
O governador Jerônimo Rodrigues e vice-governador Geraldo Júnior compareceram à manifestação cultural, que ocorre há 84 anos. Essa foi a primeira agenda oficial de visitação do político ao interior do estado e primeiro evento público como principal autoridade da Bahia.
Além disso, o evento teve a habitual puxada de um carro pelas ruas mais movimentadas da cidade. À tarde, uma cerimônia religiosa foi conduzida na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.