Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, pode conquistar um importante apoio na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), tendo mais tranquilidade para aprovar propostas que sejam emitidas pelo Poder Executivo.
As últimas eleições mostraram um equilíbrio na Casa, com os oposicionistas elegendo 31 deputados, a mesma quantidade de parlamentares que, na teoria, fazem parte do outro bloco. O deputado estadual reeleito, Hilton Coelho (PSOL), é o único que se define como independente.
Contudo, com as movimentações politicas, o governador vem conquistando apoio dos mais diversos, inclusive de partidos considerados mais radicais, como Raimundinho da Jr, do PL, partido de extrema-direita e que tem entre seus representantes o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A legenda, que elegeu seis deputados nas eleições de outubro de 2022 e até meados do primeiro semestre do último ano fazia parte da base governista, mas rompeu com o grupo para apoiar ACM Neto (União) na disputa ao Palácio de Ondina. A legenda, no entanto, pode retornar ao partido petista.