Na manhã desta terça-feira (3), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou medidas de segurança pública antes do evento que ocorrerá para a posse dos seus 25 secretários de governo.
Em entrevista, Jerônimo Rodrigues garantiu que câmeras nas fardas de policiais militares do Estado serão implementadas.
“Vamos usar câmeras nas fardas de policiais. A base para qualquer serviço público é a transparência. Temos uma Polícia Militar com inteligência, não é uma ameaça aos policiais, pelo contrário, é uma proteção, mais um recurso para garantir a qualidade do serviço da Polícia Militar”, explicou o governador.
Jerônimo também disse que a aquisição das câmeras está sendo licitada e defendeu que a segurança pública deve ser integrada a outros campos da sociedade.
“Não vamos restringir a atuação da Polícia a câmeras nos uniformes. A ação será muito grande. Justiça, direitos humanos e educação. Além da ação policial, há uma tentativa de se criar uma cultura de paz”, salientou.
Jerônimo anunciou que, até o final da semana, apresentará um plano de ação para os primeiros 100 dias de governo com mais ações.
Marcelo Werner será o Secretário de Segurança Pública da Bahia. Ele assumirá o posto a partir de 2023, na administração do governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT). Natural da cidade de Salvador, formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), atua como delegado da Polícia Federal (PF).
Werner é professor de técnicas operacionais da PF desde 2021 e já foi chefe do SIP, da Delegacia da PF em Juazeiro, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e da Delegacia de Polícia de Imigração.
Na PF, realizou dezenas de cursos, é professor de armamento e tiro e operador do GPI.