Na manhã deste domingo (1°), Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB) foram empossados como governador e vice-governador, respectivamente, para os próximos quatro anos, durante solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alba), em Salvador.
A solenidade contou com a presença de autoridades do Judiciário baiano, deputados e secretários de estado. Os gestores baianos foram encaminhados ao local por uma comissão de deputados.
Após a apresentação do Hino Nacional pelo Maestro Wanderley, da Polícia Militar, Jerônimo e Geraldo, nesta ordem, foram chamados pelo presidente da Casa para a leitura do Compromisso Constitucional (juramento). Em seguida, assinaram o Termo de Posse. Como o rito prevê, os bens declarados pelos políticos foram lidos na solenidade.
“A palavra inicial é de muito obrigado. Um muito obrigado compartilhado com todos os baianos e baianas. Com muita honra, assumo hoje o governo do Estado da Bahia, com o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento dos 15 milhões de baianos”, falou Jerônimo em sua primeira manifestação após a oficialização no cargo.
Em seu pronunciamento, Jerônimo relembrou sua origem modesta na cidade de Aiquara, mas também acenou aos partidos da base e prometeu um trabalho em conjunto. Voltou a afirmar que seus objetivos serão a inclusão social e o fim da fome, bem como o desenvolvimento de todas as áreas da Bahia.
Os novos secretários e secretárias do governo do estado serão oficializados na próxima terça-feira (3), também na Assembleia Legislativa. A alteração na data se deve ao deslocamento da cúpula do novo governo baiano até Brasília para a posse do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)