Jerônimo Rodrigues traça plano para distribuição de cargos e fortalece base na Bahia

Em reunião na última quarta-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reuniu-se com líderes da base aliada na Assembleia Legislativa da Bahia para discutir a distribuição de cargos no interior e acelerar as conversas políticas com a base. A reunião, inicialmente marcada para 15 dias atrás, foi considerada positiva pelos aliados, inclusive os mais recentes.

O governador comunicou que manterá os critérios de distribuição de espaços regionais e municipais adotados por seu antecessor, Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil. No caso dos regionais, o critério será a votação proporcional dos eleitos na Assembleia e dos partidos da base. Para os municípios, leva-se em consideração a votação individual dos deputados estaduais bem-sucedidos nas urnas.

Jerônimo destacou que dará preferência na ocupação desses espaços aos aliados de primeira hora, aqueles que o apoiaram desde o primeiro turno das eleições. Quanto aos deputados estaduais que ingressaram na base posteriormente, como os seis do PP e parte do PL e Solidariedade, eles serão contemplados automaticamente se aliados a prefeitos que apoiaram o governador.

Contudo, haverá uma cota pessoal do governo a ser negociada individualmente entre o parlamentar, Jerônimo e o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT). O governador ressaltou que valorizará os prefeitos que o apoiaram desde o início e garantirá que os novos aliados na Assembleia não sejam deixados de lado.

Durante o encontro, Jerônimo prometeu realizar reuniões separadas entre os blocos governistas na Assembleia e anunciou uma série de encontros com aliados para esta semana. Ele também informou que enviará projetos ao Legislativo na próxima semana, garantindo reajuste salarial dos servidores, principalmente nas áreas de educação, segurança pública e saúde.

O governador também manifestou apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de Marquinho Viana, que aumenta o valor das emendas impositivas pagas para investimentos nas bases eleitorais dos deputados estaduais. Além disso, anunciou a criação de novos comandos regionais da Polícia Militar e de um batalhão de mulheres.

A reunião contou com a presença de representantes de diversos partidos, como Solidariedade, PL, MDB, PT, PV, PCdoB, PP e PSD, demonstrando a força e união da base governista em prol dos interesses da Bahia.