Esperança e determinação para batalhar pela reforma agrária e defender políticas estruturais para produção de alimentos, organização dos assentamentos e acampamentos do Brasil. Estes foram as temáticas do debate central que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Bahia reforçou durante o 35º Encontro Estadual realizado em Salvador, no último domingo (15).
Os militantes estiveram com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e políticos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para dialogar acerca de demandas e discussões da conjuntura política do país depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Valmir disse que o comparecimento do governador da Bahia demonstra o compromisso do governo estadual com a reforma agrária e a produção de alimentos saudáveis. Segundo o deputado, Jerônimo esteve com os Sem Terras em seu habitat.
“Nós estamos em um período de esperança e nós vamos continuar resgatando a esperança do nosso povo. E Jerônimo vem para demonstrar a importância do MST no cenário político, dentro das lutas democráticas. Foram debates importantes e fundamentais para a organização da luta por reforma agrária no próximo período. Foram dias intensos de debate. Diversos movimentos sociais e autoridades políticas compareceram ao Parque de Exposições, em Salvador, em saudação ao MST. E isso nos deixa ainda mais convicto de que estamos no caminho certo da história”, afirmou Assunção.
“Reafirmaram a luta pela terra, pelo combate à fome e pela proteção do meio ambiente. Dando oportunidade para a esperança voltar com mesa farta, é assim que o povo quer e o que o Brasil precisa passar todos os dias. Mais uma oportunidade única para reafirmar que o nosso trabalho é coletivo e junto com os movimentos sociais vamos avançar ainda mais”, declarou o governador petista.
A reunião do MST foi mais uma oportunidade para organizar o movimento e reafirmar o compromisso com a reforma agrária e a democracia, em frente ao novo cenário de governos progressistas. O movimento promoveu a volta de Liu Durães e Evanildo Costa para os cargos de dirigentes nacionais na Bahia.
“Citando ambos, cumprimento toda a coordenação estadual eleita. Pessoas que têm a importante missão de construir com a militância o projeto democrático, popular e participativo que orienta a luta por reforma agrária popular e a produção de alimentos saudáveis para o povo brasileiro”, evidenciou Valmir.