José Dirceu em Salvador: entrevista e estratégias do PT para 2024

José Dirceu discute estratégias eleitorais do PT Bahia em Salvador e concede entrevista sobre cenário político e possíveis candidaturas.

José Dirceu em Salvador: entrevista e estratégias do PT para 2024

O ex-ministro José Dirceu (PT) chega a Salvador nesta segunda-feira, 03, e logo às 7h30 concederá entrevista ao programa “Isso é Bahia”, apresentado por Jefferson Beltrão e Ernesto Marques, na rádio A TARDE FM. A visita de Dirceu à capital baiana visa uma reunião ainda hoje com a Executiva do PT Bahia, agendada para as 18h na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), onde serão discutidas estratégias e alinhamentos do partido para as eleições municipais.

Antes de integrar o alto escalão do governo Lula como ministro da Casa Civil no primeiro mandato iniciado em 2003, Dirceu atuou como líder estudantil na União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1965 e 1968. Nesse período, foi preso pela ditadura militar, sendo libertado em 1969 após uma troca de prisioneiros políticos pela libertação do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick. Deportado para o México e posteriormente exilado em Cuba, Dirceu realizou cirurgias plásticas e mudou de identidade antes de retornar ao Brasil clandestinamente em 1975, vivendo na ilegalidade até 1979, quando foi aprovada a Lei da Anistia.

Um dos fundadores do PT em 1980, Dirceu era considerado o principal articulador político petista até ser acusado de ser o mentor do escândalo de corrupção conhecido como “Mensalão” em 2005, distanciando-se gradualmente das instâncias decisórias do partido. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012 no caso do Mensalão, sempre alegou inocência, afirmando que ele e outras lideranças do PT sofriam perseguição judicial.

Lava Jato e Possível Candidatura

Dirceu também foi condenado no âmbito da Operação Lava Jato, mas no mês passado teve a ação extinta pelo STF por prescrição da punibilidade. Com essa absolvição, especula-se a possibilidade de Dirceu lançar uma candidatura à Câmara dos Deputados em 2026.