Um juiz em Manhattan bloqueou o acesso dos sistemas governamentais à equipe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderada por Elon Musk, e a indicados do presidente Donald Trump neste sábado (8). A medida, reportada pela Forbes, foi tomada para evitar a divulgação de informações confidenciais.
O juiz Paul Engelmayer, nomeado pelo ex-presidente Barack Obama, proferiu a decisão após ação judicial movida na última sexta-feira (7) por uma coalizão de 19 estados, a maioria sob liderança de governadores democratas. Segundo o processo, o DOGE não possuía respaldo legal para acessar os sistemas do Departamento do Tesouro.
De acordo com os autos, Musk e sua equipe poderiam interferir no financiamento federal destinado a clínicas de saúde, creches, iniciativas climáticas e outros programas essenciais, enquanto Trump teria a possibilidade de usar tais informações para impulsionar sua agenda política. Além disso, procuradores-gerais dos estados alertaram para os enormes riscos de segurança cibernética representados pelo acesso irrestrito, o que colocaria em perigo significativos recursos destinados aos estados e seus residentes.