A eleição de 2024 em Salvador conta com 34 candidaturas a vereador que foram consideradas “inaptas” pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define como inaptas as candidaturas que foram indeferidas, canceladas, cassadas, não conhecidas ou renunciadas.
Uma consulta realizada pelo Bahia Notícias no sistema de Divulgação de Candidaturas do TSE revelou que 11 partidos têm candidaturas inaptas. O partido Novo lidera com 10 candidaturas, seguido por Avante e PMB, ambos com 5, e PRTB com 4. Outros partidos com candidaturas inaptas incluem PP (3), Solidariedade (2), PV (1), PSOL (1), MDB (1), PSB (1) e Republicanos (1).
O Novo, que integra a coligação do prefeito Bruno Reis, teve sete candidatos que renunciaram e três que tiveram suas candidaturas indeferidas. Entre os nomes inaptos estão Debora Pra Frente e Dr. Arnaldo Santana, que renunciaram, e Erica Aldir, que foi indeferida por não atender às condições exigidas pela Justiça Eleitoral.
Pierre Valcacio, presidente do Novo em Salvador, comentou sobre a alta demanda por filiações ao partido e explicou que o processo seletivo rigoroso resultou em várias inaptidões devido a problemas como a falta de cadastro biométrico e questões relacionadas à filiação anterior.
O prazo para que todos os pedidos de registro de candidaturas sejam julgados pelas instâncias ordinárias é nesta segunda-feira (16), que também é o último dia para substituições de candidatos, exceto em casos de falecimento.