O deputado federal Léo Prates (PDT) manifestou apoio à escolha de Ana Paula Matos (PDT) como candidata a vice-prefeita de Salvador na chapa liderada pelo atual prefeito Bruno Reis (União Brasil). Prates destacou que essa decisão reflete a vontade dos soteropolitanos pela continuidade das gestões anteriores.
Em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, na rádio Antena 1, Léo Prates recordou que, em 2020, havia um acordo no PDT para que ele e Bruno Reis disputassem a candidatura a prefeito e vice, dependendo de quem tivesse melhor desempenho nas pesquisas. Contudo, a pandemia de Covid-19 alterou seus planos, levando-o a priorizar sua atuação na Secretaria de Saúde.
“Eu entendi que não havia lugar onde eu poderia servir melhor as pessoas do que a secretaria de saúde”, afirmou Prates, lembrando que o pico da pandemia ocorreu em 29 de maio de 2020, e sua descompatibilização estava marcada para 2 de junho de 2020.
Para as eleições de 2024, Léo Prates afirmou que não tem “obsessão por cargo” e aceitou a decisão do partido de manter Ana Paula Matos como candidata a vice, colocando os interesses da população acima de sua ambição pessoal. “Quando vai ser isso, só o povo de Salvador vai responder”, concluiu.