Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (20) em Fortaleza, Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração inusitada durante a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Lula aconselhou uma jovem mãe de três filhos a “parar de fazer filho” e focar na educação e no planejamento familiar.
Durante seu discurso, o presidente criticou a paralisação de obras habitacionais, ressaltando a importância de atender às necessidades das famílias mais humildes. “Na hora que você deixa [a obra parada], você não tem preocupação com o povo mais humilde, com a dona de casa, com a mãe que tem dois, três filhos”, afirmou Lula.
Referindo-se a uma beneficiária de 25 anos presente no evento, que recebeu a chave de sua nova casa das mãos do presidente, Lula comentou: “Veja aquela menina que esteve aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade. Ela tem três filhos”, iniciou ele.
Em seguida, compartilhou o conselho dado à jovem mãe: “Eu falei para ela: ‘Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três’. E falei para ela que ela tem que estudar, porque agora ela tem três filhos para cuidar. Três filhos. Não é mole. Eu tenho cinco. Ela tem três. Então, ela tem que voltar a estudar. Ela precisa aprender uma boa profissão, para ela poder cuidar direitinho dos filhos dela. Por que estou feliz da vida? Porque ela já tem a casinha dela pra cuidar dos filhos dela e não vai ficar perambulando”, concluiu o presidente.
A entrega das 416 unidades habitacionais na região marcou mais uma etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, que busca proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda. Nesta sexta-feira (21), Lula continua sua agenda pelo Nordeste, visitando as capitais Teresina, no Piauí, e São Luís, no Maranhão.
Ver essa foto no Instagram