Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, realizada na última quinta-feira (27), o presidente Lula (PT) teceu duras críticas ao portal UOL. A polêmica surgiu após uma matéria do UOL relacionar a desvalorização do real frente ao dólar a uma entrevista concedida pelo presidente ao próprio veículo de comunicação.
A manchete em questão afirmava: “Após falas de Lula ao Uol, dólar termina o dia em alta de 1,2%, a R$ 5,5188”. Em resposta, Lula não poupou palavras ao se referir aos jornalistas responsáveis pela notícia. “Os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar a entrevista. 15 minutos antes. Então, esse mundo perverso, das pessoas colocarem para fora o que querem, sem medir a responsabilidade do que vai acontecer, é muito ruim”, declarou o presidente, indignado com a alegação de que suas palavras teriam influenciado o mercado.
O presidente também dirigiu um recado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alertando sobre a especulação financeira. “Eu queria dizer, Haddad, quem tiver apostando em derivativo vai perder dinheiro neste país. As pessoas não podem ficar apostando no fortalecimento do dólar e no enfraquecimento do real”, completou Lula, referindo-se a práticas utilizadas por operadores do mercado financeiro para lucrar com a variação cambial.
A recente mudança no corte de juros nos Estados Unidos e a constante postergação do afrouxamento monetário têm contribuído para a escalada do dólar. Essa conjuntura internacional adiciona complexidade ao cenário econômico brasileiro, que já enfrenta desafios internos.
Lula chama comentaristas de ‘cretinos’ por associarem suas falas em entrevista à alta do dólar.
“Pessoas achavam que era importante ganhar dinheiro apostando no fortalecimento do dólar e quebraram a cara. E vão quebrar outra vez”, afirmou o presidente.
Moeda norte-americana… pic.twitter.com/tC0KxyCK36
— Metrópoles (@Metropoles) June 27, 2024