Lula critica libertação de Daniel Alves mediante pagamento de fiança

Presidente Lula critica decisão de libertação de Daniel Alves mediante fiança, levantando questões sobre desigualdade na justiça.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua insatisfação com a recente decisão do Tribunal de Justiça de Barcelona. A corte permitiu que o ex-jogador Daniel Alves ficasse em liberdade provisória após o pagamento de uma fiança de 1 milhão de euros, aproximadamente R$ 5,4 milhões. Esse valor permitiu que Alves, condenado por estupro, evitasse a prisão.

Durante um evento comemorativo do Partido dos Trabalhadores, Lula enfatizou a importância da dignidade e da justiça, destacando que o poder financeiro não deve influenciar o tratamento legal de crimes graves como o estupro. “O dinheiro que o Daniel Alves tem, o dinheiro que alguém possa ter, não pode comprar a dignidade da ofensa que um homem faz a uma mulher praticando estupro”, declarou.

Além disso, o presidente fez uma comparação cultural para ilustrar sua preocupação com a desigualdade no sistema de justiça, recordando um ditado popular de sua terra natal, Pernambuco: “aqui no Nordeste, quem tem 20 contos de réis não é preso”. A declaração de Lula evidencia sua crítica ao fato de que pessoas com recursos financeiros significativos têm mais facilidades no âmbito judicial, especialmente em casos de delitos graves.