A economista Rita Serrano foi demitida da presidência da Caixa Econômica Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi comunicada a Serrano no fim da manhã desta quarta-feira (25), durante uma reunião no Palácio do Planalto.
Trajetória de Rita Serrano
Funcionária de carreira da Caixa desde 1989, Maria Rita Serrano assumiu a presidência da instituição em janeiro deste ano. Antes de sua nomeação como presidente, ela já havia participado do Conselho de Administração do banco. Durante seu curto período na presidência, Serrano se destacou pela recuperação da gestão e cultura interna da Caixa, valorizando o corpo de funcionários e ampliando o papel do banco em políticas sociais. Sob sua gestão, foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país.
Carlos Vieira Fernandes: O novo presidente
O Palácio do Planalto confirmou que o novo presidente da Caixa será o economista e servidor da Caixa Carlos Vieira Fernandes. Notavelmente, Fernandes já ocupou cargos de confiança em ministérios de partidos do Centrão em anos anteriores.
Nota oficial
Em nota oficial, o governo federal agradeceu o trabalho de Rita Serrano e anunciou a nomeação de Carlos Vieira Fernandes. Segundo a nota, Fernandes dará continuidade ao trabalho da Caixa na oferta de crédito na economia brasileira e na execução de políticas públicas em diversas áreas, incluindo sociais, culturais e esportivas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (25/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.
Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.
Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.
O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.
Secretaria de Imprensa
SECOM