Lula destaca inovação no Concurso Nacional Unificado com 2 milhões de candidatos

Lula apresenta o Concurso Nacional Unificado, com 2 milhões de candidatos para 6.640 vagas, destacando a modernização da administração pública.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, neste domingo (18), uma nova abordagem do governo federal na contratação de servidores públicos, durante uma visita ao centro de monitoramento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) em Brasília. Este evento marca a primeira vez que um concurso é realizado simultaneamente em todo o território nacional.

Lula enfatizou a importância dessa inovação, afirmando que o objetivo é modernizar a administração pública para que ela se adeque às demandas do século 21. O presidente também ressaltou a necessidade de discutir temas fundamentais como democracia e os desafios enfrentados pelos novos servidores.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e outras autoridades envolvidas na organização do concurso receberam elogios do presidente pelo esforço e dedicação. Lula destacou que o concurso é uma resposta a anos de falta de concursos públicos, que resultaram em carências nos quadros da administração federal, especialmente com as aposentadorias.

Neste dia, aproximadamente 2 milhões de candidatos participam do exame destinado a preencher 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, tornando este o maior concurso público já realizado no Brasil. As provas de redação e discursivas foram aplicadas pela manhã, enquanto as provas objetivas estão programadas para a tarde.