Após a Petrobras anunciar nesta sexta-feira (08) um novo aumento nos preços da gasolina e do gás de cozinha (GLP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a alta ocorre porque a estatal “tem uma direção que é mais importante que o presidente da República”. Lula comparou ainda Bolsonaro a uma “biruta de aeroporto”, que fica procurando notícias o tempo todo, sem controle.
“O que está acontecendo com a Petrobras é que tem uma direção que é mais importante que o presidente da República. Se ele (Bolsonaro) não tem coragem para enfrentar o militar que está lá (Silve e Luna), significa que o Brasil está precisando de um novo presidente”, disse.
“Não existe nenhuma razão para que o preço do combustível brasileiro, do óleo diesel e do gás seja internacionalizado. Nós somos autossuficientes, tínhamos refinarias de qualidade, tínhamos construído os gasodutos necessários nesse país, tínhamos melhorado a qualidade do nosso óleo diesel e gasolina. Tudo isso foi desmontado e foi dito que era preciso colocar o preço do combustível alinhado com o mercado internacional, porque na verdade é preciso atender aos interesses dos acionistas em Nova York em detrimento aos consumidores e aos trabalhadores”, continuou.
“Ele não consegue controlar o preço do frango, ele não controla o custo de vida do povo, não controla a inflação e agora diz que haverá desabastecimento por causa da China. Ele parece uma biruta de aeroporto, sempre virando em busca de uma boa notícia. E a notícia dele é sempre baseada em uma mentira”, concluiu Lula.