Lula diz que pedirá à ONU que Brasil sedie COP de 2025

Na manhã desta quarta-feira (16), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou que pedirá à Organização das Nações Unidas que o Brasil seja o anfitrião da COP em 2025.

“Vamos falar com o secretário-geral da ONU e pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e na Amazônia”, disse o petista.

“Eu estou aqui para dizer para vocês que o Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo a que ele foi submetido ao longo dos últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado”, continuou.

Lula, que faz sua primeira viagem internacional desde a eleição, criticou que o “Brasil não viajava para nenhum país e ninguém viajava para o Brasil”. “Parecia um bloqueio, mas não era um bloqueio econômico — era um bloqueio contra um governo que não fazia nenhuma ação, nenhum esforço para conversar com o mundo”, afirmou durante o discurso.

Quanto ao local em que a conferência poderia ocorrer, ele citou Amazonas e Pará como estados aptos para sediar o encontro.

“Na Amazônia tem 2 Estados aptos para receber qualquer conferência internacional, que é o Estado do Amazonas e o Estado do Pará”. “Aí vocês discutem entre vocês quem é que tem mais a oferecer do ponto de vista de infraestrutura”.

TAGS: