O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou suas condolências neste sábado, 8 de abril, pela morte da economista Maria da Conceição Tavares. Aos 94 anos, Tavares faleceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e a causa do falecimento ainda não foi divulgada pela família.
Lula destacou a trajetória de Maria da Conceição, nascida em Portugal e naturalizada brasileira, sublinhando seu compromisso com o debate público e as causas populares. “Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social”, comentou Lula. “Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil,” acrescentou o presidente, oferecendo seus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores da economista.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também prestou sua homenagem nas redes sociais. O ex-governador da Bahia destacou o impacto de Maria da Conceição Tavares no pensamento desenvolvimentista brasileiro. “Hoje, o Brasil perdeu uma de suas filhas do coração, a economista portuguesa Maria da Conceição Tavares, grande referência no pensamento desenvolvimentista que ajudou a enriquecer o debate econômico no nosso país. Que Deus a receba e conforte a família,” escreveu Rui Costa.